Pai: Luiz Ravazzi Filho
Mãe: Aracy Servidoni Ravazzi
Data de nascimento: 21/11/1951

Data de falecimento: 07/01/2011
Naturalidade: Ariranha (SP)

Cursos: 

– Doutora em Letras,área em filologia e Lingüística Portuguesa pela Unesp-2003;
– Mestra em Letras, área Lingüística e Língua Portuguesa pela Unesp – Araraquara 1983;
– Especialista em Lingüística e Comunicação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva-1974;
– Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade de Educação Antônio Augusto Reis Neves Barretos- 1989;
– Magistério pela ENGE de Santa Adélia-1969.


 Biografia de Ir. Norma Maria Ravazzi
– Por Ir. Dalva Coelho

Nasceu em Ariranha, estado de São Paulo, aos 21 de novembro de 1951. Filha de Luiz Ravazzi Filho e Aracy Servidone Ravazzi. Teve uma única irmã treze anos mais nova que ela, Nara Ravazzi. Foi aluna interna do Colégio Nossa Senhora do Calvário destacando-se como aluna brilhante nos estudos e nos esportes.

Na juventude, antes de buscar a Vida Religiosa era muito ligada à Pastoral da Juventude na matriz de São João Batista, em Ariranha. Atuou no âmbito diocesano na pastoral da juventude, diocese de São Carlos.

Cursou letras e Pedagogia especializando-se até o Doutorado em lingüística pela Unesp de Araraquara. Era amante de poesias, declamava textos consagrados em diversas situações. Tudo guardava  em sua privilegiada memória.

Entrou para a Congregação das Irmãs da Ressurreição  em 1985. Foi  Diretora do Colégio Nossa senhora do Calvário e Coordenadora Geral da Instituição por dois mandatos. Faleceu no decorrer de seu segundo governo.

Altiva no porte e de nobres sentimentos, Ir. Norma  era uma pessoa muito simples e objetiva. Inteligente e rápida no agir gostava de unir as pessoas e a todos incentivava para a superação de limites e dificuldades. Bondosa por natureza era muito ligada às coisas da terra, da lavoura, da fazenda.  Era empreendedora e gostava de trabalhar em equipe. Valorizava as pessoas e dava oportunidade de crescimento a todos. Amava o trabalho educacional e acreditava ser a educação  grande ferramenta e força capaz de mudar o mundo.

Expandiu o trabalho educacional da Congregação fundando novos Colégios: Ressurreição Catanduva, Ressurreição Santa Maria em Assis, Ressurreição Vita et Pax em Ribeirão Preto, Ressurreição Nossa Senhora em Uberlândia-MG, Ressurreição Diocesano em Itumbiara-Go, Ressurreição São Vicente de Paulo em Rio Preto, Ressurreição Pré Escolar em Pedra Azul- MG. Fundou o trabalho social das Irmãs da Ressurreição no Vale do Jequetinhonha-MG, cidades de Pedra Azul e Jequitinhonha, com atendimento à crianças abandonadas, idosos e trabalho pastoral nas paróquias das duas cidades e zona rural das adjacências.

Ir. Norma faleceu vítima de um câncer na coluna em 7 de janeiro de 2011 comovendo a muito e deixando um rastro de luz por onde passou. Sua memória será eterna no coração e nas mentes daqueles que com ela conviveram.

Related Works

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 9 =