Skip to content

Fundada em 1971

“Somos filhos de Deus, e nossa herança é a semelhança com Ele na capacidade de amar e perdoar, de crescer e gerar vida.

Patrona

A Virgem da Ressurreição é Maria, aquela que significa e representa para nós, o próprio sinal da Ressurreição de Cristo.

Ela esteve com Filho aos pés da Cruz e, a passos largos, caminha quando sabe que Ele ressuscitou. A Ressurreição do Senhor nos apresenta, assim, Maria, sua mãe, que acompanhou passo a passo os dolorosos acontecimentos da Paixão, e estava lá, aos pés da cruz quando Ele morreu. Calada, silenciosa, sofrida, mas lá. Estava também lá no Domingo da Ressurreição. Ela sabia que seu Filho ressuscitaria. Ela tinha essa certeza. E estava lá. No Domingo da Ressurreição, Maria vibrou feliz, com seu Filho, que demonstrava realmente ser Deus.

Fundadores

Madre Maria Teresinha (Elvira Freiria), fundadora das comunidades de Nossa Senhora da Ressurreição, nasceu na fazenda Monte Alegre, município de Santo Antonio da Alegria / SP – no dia 15 de julho de 1920.

Padre Joaquim Ferreira Xavier Júnior, psicólogo, educador, filósofo e teólogo – Co-fundador das Comunidades de Nossa Senhora da Ressurreição, nasceu em Silveiras, Estado de São Paulo – Brasil – no dia 24 de junho de 1926, filho do Sr. Joaquim Ferreira Xavier e de Dona Amália dos Santos Xavier.

História

Uma Irmã da Ressurreição busca ser reconhecida pelas seguintes características:
 
Alegria, acolhimento, aconchego, ternura, simplicidade, fidelidade, respeito, afeto, compreensão, bondade, generosidade, mansidão, humildade, disponibilidade, partilha, solidariedade, misericórdia, compaixão, enfim, o Amor: Olhar as pessoas como projeto de Deus, como diretamente queridas por Deus, como criaturas humanas, do jeito que cada uma é. Querer bem as pessoas por puro querer.( Pe. Xavier )
 
Deve ser capaz de: ser orante, ser grata, ser deferente com as pessoas, rever posturas, ouvir em profundidade, promover a união e a paz, pedir perdão e perdoar, semear e promover esperança, cultivar discipulagem, acolher as diferenças, desafiar para o crescimento, instigar para o novo, ser transparente.

Carisma

Nosso carisma surgiu a partir da experiência de comunhão na fraternidade vivida pelos nossos fundadores, como dom do Espírito Santo.

O modelo fundante de comunhão é a Trindade. Nela buscamos a luz para a vivência comungante: Vida Comunitária a partir do mistério que transita no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Pessoas distintas vivendo a Unidade.

À luz dessa comunhão trinitária, as Irmãs da Ressurreição são convocadas a ser pessoas comungantes.

Para isto, deverão viver segundo o espírito das Bem Aventuranças. E formarão comunidades onde se tornará visível o Amor entre elas. “Vejam como elas se amam”.

Formação

O Aspirantado é o tempo de conhecimento da jovem pela congregação e da congregação pela jovem.

O Postulantado é um tempo de estudo da Vida Religiosa. Ele abrange aulas, orações, pastorais e trabalho.

É um tempo forte de preparo para a Vida Religiosa.