Pai: Olímpio Batista da Freiria
Mãe: Messias Umbelina de São José
Data de nascimento: 15/7/1920
Naturalidade: Santo Antonio da Alegria – SP
Cursos: Letras Clássicas (PUC – SP),  Orientação Educacional,  Teologia e Pastoral Catequética (Mater Christi – SP).

Biografia

Madre Maria Teresinha (Elvira Freiria), fundadora das comunidades de Nossa Senhora da Ressurreição, nasceu na fazenda Monte Alegre, município de Santo Antonio da Alegria / SP – no dia 15 de julho de 1920.

Madre_Terezinha3Filha de Olympio batista da Freiria e Mecias Umbelina da São José, sendo a 5ª filha do casal. Estudou no grupo escolar de sua cidade natal até a 4ª Série. Fez seus estudos secundários no Colégio Coração de Jesus em Campinas. No dia 02 de fevereiro de 1937 entrou para o aspirantado na congregação das Irmãs de Nossa Sra. Do Calvário. Fez os votos temporários no ano de 1941 e os votos perpétuos no ano de 1946. Jubileu de prata em 1966 e de ouro em 1991.

Cursou faculdade de letras na Puc de Campinas. Formou-se “bacharel ” em Ciências Religiosas no Instituto Superior de Ciências Religiosas “mater christi ” em São Paulo – 1965. Diplomou-se orientadora de pastoral catequética pelo Instituto Superior de Pastoral Catequética ” sedes Sapientiaei – São Paulo – 1963.

No Colégio Coração de Jesus em Campinas foi professora de religião, português, literatura, latim e grego. Exerceu também neste colégio o cargo de diretora do curso normal e secretária geral do colégio de 1946 a 1961.

Em São Paulo – 1961 – fundou o ginásio “Madre Margarida Maria” – oemar – no bosque da saúde. Durante este período realizou cursos de formação de catequistas nas paróquias Santa Terezinha e São Francisco de Sales.

Madre_Terezinha2Em 1966 foi transferida para Catanduva, exercendo o cargo de superiora da comunidade religiosa, diretora do Colégio Nossa Sra. do Calvário , professora de português e religião.

Em Catanduva reuniu e coordenou uma equipe de formadores de catequistas, integrada por sacerdotes e religiosas intercongregacional – (Escola Catequética João XXIII ) autorizada por D. José de Aquino Pereira foi responsável pela renovação catequética e formação de numerosos catequistas das dioceses de S. J. do Rio Preto, São Carlos, Jaboticabal, Campinas e São Paulo.

Em 1967 foi presidente da legião de Maria e assistente espiritual do apostolado da oração do Santuário Nossa Srª. Aparecida e paróquia de São Francisco de Catanduva.

Em 1971 com a colaboração do Padre Joaquim Ferreira Xavier Junior, fundou a congregação das comunidades de Nossa Srª. da Ressurreição – Irmãs da Ressurreição. Neste mesmo ano houve o capítulo eletivo e Madre Teresinha foi eleita coordenadora geral – eleição presidida e declarada legítima por D. José de Aquino Pereira, bispo diocesano. Exerceu o cargo de coordenadora geral até o ano de 2002, data em que renunciou o cargo.

Related Works

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 1 =